Uma das coisas mais flagrantes nos dias de hoje, é a constatação de que as pessoas leem as palavras, mas não entendem a mensagem. Isso causa confusão, mal-entendidos, controvérsias e até discussões. Muitos têm que ler e reler um texto, por mais curto que ele seja, diversas vezes até absorverem o mínimo que se quer transmitir.
Não é de se admirar, portanto, que muitos não consigam atingir a nota de corte em vestibulares, tanto nas redações como na compreensão da textos.
É flagrante, também, a falta de preparo que se nota em pessoas com cursos de graduação e, muitas vezes, também pós-graduação. Estudam, mas não aprendem. Ou, pelo menos, aprendem de maneira deficiente.
Daí se pode presumir que falte foco ou exercício mental. A verdade é que o essencial em qualquer idade, e um dos melhores investimentos que você pode fazer ao seu próprio cérebro, é a leitura. Ela transforma a mente, amplia horizontes e nos torna mais preparados para o mundo.
Estudos mostram que a leitura ativa várias áreas cerebrais, melhorando a memória, a concentração e até prevenindo o declínio cognitivo com o envelhecimento - leitores assíduos têm menor risco de Alzheimer e outras demências, porque mantêm o cérebro ativo e estimulado ao longo da vida.
Cada nova informação lida forma novas conexões entre os neurônios. Quanto mais lemos, mais conexões se formam — isso melhora o raciocínio, a criatividade e a capacidade de resolver problemas.
A leitura estimula múltiplas regiões do cérebro, ajuda-o a se desenvolver de forma poderosa, fortalece as conexões neurais deixando o cérebro mais ágil e eficiente, porque exercita diversas áreas ao mesmo tempo, sejam elas:
- Lóbulos temporal e frontal responsáveis pela linguagem e compreensão
- Córtex occipital - responsável pela visão e reconhecimento de palavras
- Hipocampo e córtex pré-frontal - responsável pela memória e imaginação
Quem lê mais tem mais conhecimento, mais repertório e mais confiança para enfrentar desafios, seja em entrevistas, estudos ou conversas do dia a dia. Quanto mais lemos, mais palavras conhecemos. Isso melhora a forma como nos comunicamos oralmente e por escrito.
A leitura desenvolve o pensamento crítico,estimula o cérebro a analisar, refletir e formar opiniões; ajuda a distinguir fatos de boatos.
Ler aumenta o vocabulário de forma natural. O cérebro aprende novas palavras e estruturas de linguagem, melhorando a comunicação verbal e escrita. Com mais vocabulário e compreensão, você se expressa melhor, argumenta com mais segurança e evita mal-entendidos em conversas, e-mails, entrevistas, etc.
Ler livros técnicos, de gestão, marketing ou desenvolvimento pessoal preparam-nos para o mercado de trabalho e ajudam na tomada de decisões mais estratégicas. Livros sobre finanças, economia doméstica ou investimentos ajudam a entender como usar melhor nosso dinheiro, evitar dívidas e fazer escolhas conscientes.
Ler sobre psicologia, autocuidado ou espiritualidade pode nos ajudar a lidar com emoções, ansiedade ou fases difíceis da vida com mais equilíbrio. Livros nos transportam para outras culturas, épocas e realidades.
Leituras sobre empatia, inteligência emocional ou convivência aumentam o respeito pelas diferenças, ajudam-nos a entender melhor as pessoas, ter mais paciência e construir relações saudáveis. Lendo sobre experiências, histórias ou métodos, aprendemos como outras pessoas enfrentaram desafios — e podemos aplicar isso nas nossas próprias vidas, seja no trabalho, na família ou nas finanças.
Ler é uma forma de viver melhor, com mais consciência, sabedoria e preparo. Livros inspiradores ou biografias de pessoas que superaram obstáculos podem despertar em nós uma vontade de mudar, criar algo novo ou descobrir nosso verdadeiro caminho.
A leitura exige foco, concentração e atenção. Isso ajuda o cérebro a manter a atenção por mais tempo, o que é essencial em uma época de distrações constantes como redes sociais e notificações.
Ao acompanhar uma história ou argumento, nosso cérebro exercita a memória fazendo lembrar personagens, ideias anteriores e conexões. Esse exercício constante fortalece a memória de curto e longo prazo.
Com a leitura, o cérebro imagina cenários, vozes e emoções, ativa a criatividade e fortalece áreas ligadas à percepção do ponto de vista do outro.
Além disso, ler um bom livro pode ser tão relaxante quanto meditar. É uma forma saudável de escapar dos problemas do dia-a-dia, pelo menos por um tempo.
Aqui vão algumas sugestões de leitura para diferentes idades. Estão todos em promoção e custam muito pouco, no formato físico ou kindle. Aproveite a riqueza que os livros nos oferecem!
“Este post contém links afiliados. Isso significa que posso receber uma comissão se você comprar através deles, sem custo extra para você.”